Cidades

Niterói e Cuba acertam parcerias nas áreas de segurança e cultura

Um acordo de cooperação entre Cuba e o município de Niterói está sendo fechado para aprimorar o sistema municipal de Defesa Civil. O prefeito Rodrigo Neves e o secretário de Defesa Civil, tenente-coronel Walace Medeiros, foram recebidos em Havana, onde conheceram o sistema local de prevenção de riscos, famoso devido à incidência de furacões e tempestades extratropicais na ilha.

O acordo de cooperação servirá para aprimorar a capacitação dos agentes de Niterói, fortalecer o sistema de monitoramento e alertas antecipados, além de aperfeiçoar o sistema municipal de redução de riscos de desastres.

Cultura

Rodrigo Neves também visitou a sede do Ballet Nacional de Cuba, visando a implantação de uma escola municipal de ballet. Alunos da rede municipal de Educação terão oportunidade de iniciação nesta arte com a metodologia de ensino do Ballet Nacional de Cuba, uma referência internacional, criada pela primeira bailarina absoluta de Cuba, Alicia Alonso”, disse o prefeito, lembrando que a Companhia de Ballet de Niterói foi criada em 1991, durante o Encontro Niterói com Cuba, que contou com apresentação do Ballet Nacional de Cuba.

Parceria antiga

“Desde 1991, Niterói mantém acordos de cooperação com Cuba, especialmente no setor de saúde. Estamos aqui para reafirmar e ampliar essa parceria, com acordos também em outras áreas. Nos últimos cinco anos, a Prefeitura de Niterói teve como uma de suas prioridades a realização de obras de contenção de encostas, além dos investimentos no sistema de Defesa Civil. Estas ações evitaram a perda de vidas e tragédias, mesmo com chuvas intensas. Este acordo será importante para melhor qualificação do nosso sistema, levando em conta, inclusive, o fenômeno das mudanças climáticas, que atingirá especialmente as cidades litorâneas”, ressaltou o prefeito, que está em Havana participando da convenção Cuba Sallud 2018, que reúne em Havana autoridades e profissionais de Saúde de 65 países.

Na próxima sexta-feira, ele e a secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, apresentarão um painel sobre os 25 anos do Programa Médico de Família em Niterói, inspirado no modelo cubano.

< Batman e Coringa Homem é preso e acaba sujando as calças <